De cima para baixo, crochê de Agata Oleksiak; apresentação de dança de Angie Hiels e Roland Kaiser; instalação e performance de Flamínio Jallageas; e vídeoinstalação de Tânia Mouraud
Até o próximo dia 29 acontece nas unidades Sesc da Capital de São Paulo a
Mostra Sesc de Artes 2012. Nela é possível ver e participar de 70 atividades - algumas gratuitamente e outras não - que envolvem teatro, música, dança, artes visuais, literatura, educação, cinema e vídeo, e artemídia. Participam da Mostra artistas nacionais e internacionais.
Aqui, selecionei as atividades culturais que têm a Moda e itens relacionados à vestimentas e confecção de roupas. Eu ainda não visitei as exibições abaixo, mas prometo que assim que for vê-las, publicarei aqui críticas sobre cada uma delas. Veja abaixo as atividades que selecionei:
A artista plástica polonesa Agata Oleksiak envolve com crochê ambientes internos e externos e suas criações pdoem ser vistas, até o próximo dia 29, no Sesc Interlagos. Agata teve a ajuda de crocheteiras locais para realizar as obras expostas.
Os coreógrafos alemães Angie Hiesl e Roland Kaiser apresentam gratuitamente Dressing the City and My Head is a Shirt (Vestindo a Cidade) nos dias 25, 26 e 27 de julho, às 13h, no Sesc Carmo. Na apresentação, os dançarinos encaram as roupas como uma segunda pele, um meio que liga os mundos interno e externo. As vestimentas são um meio de comunicação não verbal que define os papéis sociais. No dia 27, às 19h, os coreógrafos fazem um bate-papo com o público sobre o processo de criação das suas coreografias.
No Sesc Santo Amaro, a artista brasileira Nazareth Pacheco apresenta Objetos Sedutores, onde vestes, mobiliários e ambientes causam sedução e repulsa por serem confeccionados com objetos cortantes.
Já o artista brasileiro Flamínio Jallageas apresenta no Sesc Bom Retiro a instalação e a performance Alinhavando, no qual os movimentos repetitivos do performance a uma máquina de costura suspensa faz com que a linha costure o papel gerando um resíduo poético.
Ainda do Sesc Bom Retiro, a artista plástica francesa Tânia Mouraud apresenta a videoinstalação La Fabrique (A Fábrica) composta por televisores que exibem o interior de uma tecelagem na qual adolescentes e adultos parecem ocupar o mesmo cargo. Na verdade, as imagens foram capturadas de um vilarejo indiano.
Serviço
Sesc Interlagos
Avenida Manoel Alves Soares, 1.100
De quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h
Gratuito para comerciário e dependentes. Demais visitantes, o preço varia de R$ 1,00 a R$ 7,00
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505
De terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Gratuito
Sesc Bom Retiro
Alameda Northman,, 185
Alinhavando: 21 e 22, às 16h; 24, às 17h; 28 e 29, às 16h
La Fabrique: terça a sexta-feira, das 9h30 às 20h30; sábado, das 10h30 às 18h30; domingo, das 10h30 às 17h30
Ambos gratuitos
Sesc Carmo
Rua Carmo, 147
Dias 25, 26 e 27 às 13h
Gratuito