AdSense

13 de setembro de 2012

Artista Fotografa Pessoas com Roupas Iguais



Artista fotografa pessoas de diferentes cidades do mundo e prova que vivemos sob a mesma influência comportamental disseminada pela globalização



O artista holandês Hans Eijkelboom fotografa pessoas comuns em diferentes cidades do mundo, como Nova York, Paris e São Paulo. Com um olhar atento, Eijkelboom sai às ruas com sua máquina fotográfica pendurada no pescoço e registra os transeuntes sem que eles percebam. E esse trabalho do artista pode ser visto, até 9 de dezembro, na 30ª Bienal de São Paulo.
 
Seu objetivo é mostrar que a globalização faz com que as pessoas tenham um traço comportamental comum, independente da cidade em que vivam. Isso fica evidente nas imagens que Eijkeboom coleta pelas ruas: pessos trajando roupas com mesmos modelos, tecidos e cores uma das outras.
 
Isso nos leva a concluir que a massificação da aparência não está restrita somente a um grupo local de pessoas, mas sim, mundial. Seja por força do capitalismo que se impõe por meio da moda ou por uma afinidade global maior do que possamos perceber.
 
Nesta reportagem feita pelo programa Metrópolis, da TV Cultura, é possível ver como o artista trabalha:
 
 
Serviço
30ª Bienal de São Paulo
Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº
Terça, quinta, sábado, domingo e feriado, das 9h às 19h; quarta e sexta, das 9h às 22h
Entrada gratuita

Um comentário:

  1. Muito legal o trabalho! realmente algumas coisas estão bem parecidas..mas no geral o jeito de se vestir é ainda bem diferente se comparar os países Europeus, ainda mais se vc controlar a distância entre eles. Um beijo!

    ResponderExcluir