Os maiôs marcavam pouco o corpo, pareciam vestidos, e traziam babados e pregas, além dos adornos dos chapéus e das encharpes
O Brasil é conhecido por ter uma Moda Praia que é referência em todos os países pelo design das peças, material, criatividade e combinação de cores e estampas. Porém, na década de 50, o País aina era pouco conhecido por sua Moda, ainda mais pela Moda Praia, praticamente inexistente naquela época em que exibir o corpo em praias e clubes era considerado uma atitude ousada.
Portanto, as roupas de banho restringiam-se a maiôs muito comportados, como pode-se ver no filme Les Maillots de Bain Fifties. O vídeo, postado no site da Vogue francesa, é em preto-e-branco e mostra um desfile de maiôs, em Paris.
É interessante ver como não apenas as peças daquela época modificaram, mas também, a estrutura do desfile de modas. As modelos eram chamadas e as peças descritas enquanto o público ficava sentado em mesas, como se contemplassem um show musical.
Os corpos das mulheres também chamam atenção por serem curvilíneos e naturais, bem diferentes dos corpos sarados e repletos de intervenções cirúrgicas como as que encontramos hoje desfilando pelas praias. Ou aqueles corpos longilíneos e magérrimos das atuais modelos.
Assistam e reparem nas diferenças!
Nenhum comentário:
Postar um comentário