AdSense

2 de julho de 2012

Vestidos de Papel



Por incrível que pareça, todos esses vestidos são feitos inteiramente de papel


Conhecida por suas primorosas recriações de roupas em papel, a artista belga Isabelle de Borchgrave está com duas exposições em cartaz. A primeira, chamada "Prêt-à-Papier: The Exquisite Art of Isabelle de Borchgrave", está em exposição no Hillwood Estate, Museum & Gardens, em Washington, Estados Unidos. Lá é possivel ver, até o dia 30 de dezembro deste ano, 25 vestidos feitos inteiramente de papel pela artista e inspirados em modelos que vão do século XVII ao XX (fotos).

Já  "Le Singe de la Mode" acontece em Neues Palais, em Potsdam, Alemanha, até o dia 28 de outubro deste ano. Após seis meses de trabalho, cerca de 30 criações de Isabelle em homenagem ao aniversário de 300 anos de nascimento do rei Frederick, o Grande podem ser vistas nos cômodos do museu.

Isabelle começou sua carreira na década de 70, em uma pequena casa transformada em estúdio em Sablon, Bélgica, onde dava aulas de pintura para os filhos de amigos e vizinhos. Mas foi a partir de uma visita em 1994 ao Metropolitan Museum, em Nova York, que Isabelle teve a ideia de fazer roupas em papel, mais especificamente, vestidos de época.

A artista já criou quatro coleções: "Papiers à la Mode", que ocnta 300 anos de moda que vão da rainha Elizabeth I a Coco Chanel; "Mariano Fortuny", que apresenta vestimentas do século XIX em Veneza; "I Medici", que remete às ruas da Florença renascentista; e "Ballets Russes", um tributo a Serge de Diaghilev, Pablo Picasso, Léon Bakst e Henri Matisse, que desenharam roupas para a companhia de balé russo.

No vídeo a seguir, do Hillwood Estate, Museum & Gardens, pode-se ver o processo de montagem de um vetsido de papel:


Serviço
Hillwood Estate, Museum & Gardens
4155 Linnean Avenue, NW Washington, DC 20008
Aberto de terça a sábado, das 10h às 17h
Gratuito, mas pedem doações que variam de US$ 5 a US$ 15

Neues Palais
Am Neuen Palais, 14469 Potsdam
Aberto diariamente (exceto às terças-feiras) das 10h às 19h; sexta e sábado, das 10h às 20h
Ingressos de 10 a 14 euros e incluem um folheto explicativo e um guia de áudio em Alemão e Inglês

Um comentário:

  1. Maria, Parabéns pelo blog! Adorei os vestidos de papel! Te desejo mt sucesso nesse novo projeto =) Um beijo!

    ResponderExcluir