AdSense

12 de agosto de 2012

Faap Exibe História da Moda Brasileira





Biquínis, colares com influência indígena e calça jeans são alguns ícones da moda nacional destacados na exposição


Começou hoje a exposição Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias, que conta a história da Moda brasileira, desde a influência indígena na ornamentação corporal, passando por renomados costureiros, como Dener, Clodovil Hernandes, José Gayegos e Zuzu Angel; estilistas das semanas de moda até novos talentos recém saídos das faculdades de Moda do País. A exposição é gratuita e está em cartaz no Museu de Arte Brasileira (MAB) na Faap, em São Paulo, até 30 de setembro.

Con curadoria de José Luis Hernandéz Alfonso e Denise Pollini, a exposição está dividida em dez núcleos. O primeiro deles é "Criadores Contemporâneos", composto por vinte composições de destaque dos atuais estilistas brasileiros considerados profissionais com destaque internacional e visibilidade comercial na última década. São eles: Alexandre Herchcovitch, André Lima, Carlos Miele, Clô Orozco, Dudu Bertholini e Rita Camparato (Neon), Fause Haten, Gloria Coelho, Isabela Capeto, Jefferson Kulig, Jum Nakao, Karlla Girotto, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Lorenzo Merlino, Marcelo Sommer, Martha Medeiros, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Samuel Cirnansck e Walter Rodrigues.

No núcleo "Pau-Brasil" o tema é a ornamentação corporal. Neste espaço estão exppostos trabalhos da artista Maria Lúcia Barbosa que resgatam materiais e técnicas indígenas junto à joalheria contemporânea.

O espaço "Publicações" é dedicado às revistas, encartes e folhetos com ilustrações sobre moda datados do século XIX. Já em "Indústria e Comércio" a indústria têxtil e o comércio de Moda são os destaques.
Em "Feiras e Desfiles" estão reunidas fotos de desfiles, reproduções de publicações, encartes, catálogos e convites de feiras da indústria têxtil, como Fenit; desfiles e semanas de moda.

O núcleo "Modistas" se concentra nas modistas do século XIX, assim como nos materiais por elas utilizados, como manequins, ferro de passar, máquina de costura e caixas com material de costura.

Os célebres costureiros brasileiros entre os anos 50 e 80, são homenageados no núcleo "Costureiros". São eles: Clodovil Hernandes, Guilherme Guimarães, Dener, José Gayegos, José Nunes, Markito, Ronaldo Esper, Rui Spohr e Zuzu Angel.

Os cursos de corte e costura que desencadearam nos cursos universitários de Moda são abordados no espaço "Formação Profissional" e em "Novíssimos" são apresentados os trabalhos da nova geração de estilistas, alguns ainda estudantes de Moda.
Por fim, em "A Cara do Brasil" são destacados os produtos brasileiros com repercussão internacional, como jeans, biquínis e as sandálias Havaianas.

Serviço
MAB-FAAP – Sala Annie Penteado
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis - São Paulo
Até 30 de setembro
De terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário