AdSense

27 de fevereiro de 2013

Jeans Recebem Materiais Inusitados




Peças foram criadas há 20 anos, mas continuam atuais


Essencial em qualquer guarda-roupa, o jeans já ganhou diversas padronagens, centenas de lavagens e milhares de aplicações. Mesmo assim, as inovações dessa peça continuam a surpreender, como na exposição virtual Jeans - Cotidiano e Subversão, que pode ser vista a qualquer momento no site do Museu da Indumentária e da Moda (Mimo).

O museu é uma proposta da Universidade Anhembi Morumbi de preservar peças, fotografias, imagens publicitárias, revistas e catálogos e assim, reunir uma cervo completo para estudos acadêmicos de modos e de estilos de vida da sociedade brasileira. E o melhor é que todo esse material pode ser acessado  gratuitamente pela internet. E como todo museu, as exposições - mesmo que virtuais - dão vida ao Mimo.

Com curadoria de Agda Carvalho, Anna Maria Rahme e Marcelo Falco, Jeans - Cotidiano e Subversão discute como o jeans está integrado ao nosso cotidiano e como existem inúmeras possibilidades de subversão dessa peça por meio do uso de deslocamento de materiais, transposições e aplicações um tanto incomuns, como pedras britas, tiras de ráfia ou pedaços de metais em forma de sinos.

As peças são resultado da experiência Transforme sua Levi's, realizada em 1993 com a primeira turma do curso de Moda da Anhembi Morumbi. As calças foram cedidas pela marca para que os alunos intervissem criativamente com materiais dos mais diversos. Na época, os melhores trabalhos foram exibidos em um desfile e agora, podem ser vistos, virtualmente, no Mimo.

Assim como toda ação no mundo real é mais rica do que no mundo virtual, com a exposição virtual não deixa de ser diferente. Se Jeans - Cotidiano e Subversão estivesse em cartaz em um museu físico seria muito mais interessante, pois poder-se-ia observar os detalhes e o todo ao mesmo tempo.

Mesmo assim, vale a pena ver a exposição e aproveitar para navegar pela página do Mimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário