AdSense

20 de fevereiro de 2013

YSL Ganha Duas Cinebiografias

 
 
 
 

Cenas do filme Yves Saint Laurent, no qual o ator Pierre Niney interpreta o estilista morto em 2008

 
Morto em 2008, o estilista Yves Saint Laurent terá sua vida filmada em dois longas-metragens neste ano. O primeiro chama-se Yves Saint Laurent e é dirigido por Jalil Lespert com Pierre Niney no papel do estilista que, aliás, chamou a atenção pela semelhança com Saint Laurent (veja fotos acima).
 
A história foca na relação amorosa de mais de 50 entre o criador do smoking feminino e Pierre Bergé. Saint Laurent ainda trabalhava na maison Dior quando conheceu Bergé, com quem lançaria sua marca e permaneceria junto até sua morte, em 2008.
 
Bergé não só apoiou a produção, como também abriu as portas da Fundação Pierre Bergé-Yves SaintLaurent para as filmagens. O espaço abriga cinco mil peças, 15 mil acessórios, 35 mil cróquis e o último atelier do estilista. A produção começa em maio.
 
Em contrapartida, Bergé é contra a filmagem da cinebiografia Saint Laurent, dirigido por Bertrand Bonello e protagonizado por Gaspard Ulliel. O ator interpretou o jovem Hannibal Lecter em Hannibal – A Origem do Mal (2007) e fez a campanha do perfume Bleu de Chanel, dirigida por Martin Scorcese. A história retrata a vida de Saint Laurent entre 1962 e 1976.
 
Mesmo com a ameaça de serem processados por Bergé caso reproduzam alguma peça desenhada pelo estilista, a produção está prevista para começar em junho deste ano e durará 12 semanas. O lançamento é previsto para o início do ano que vem.
 
Bas fond!
Saint Laurent é produzido pela Films Distribution junto com Mandarin Cinema. A produtora Films Distribution já enfrentou problema semelhante com o longa Coco Antes de Chanel devido ao lançamento quase simultâneo com Coco Chanel & Igor Stravinsky. Dessa vez, quando as duas produtoras fizeram o cartaz de Saint Laurent para anunciar o projeto, a WY Productions e SND divulgaram as imagens da filmagem de Yves Saint Laurent e anunciaram que esse é o filme oficial sobre o estilista.
 
O imbróglio aumentou com a declaração de Bergé que afirma que processará a Films Productions e Mandarin Cinema caso elas reproduzam as roupas de Saint Laurent, pois o companheiro do estilista acredita ter direitos morais sobre as criações e por isso, precisaria ter dado uma autorização prévia. As produtoras, por sua vez, alegam que a PPR é quem detém os direitos sobre a marca e que o grupo é neutro em relação a ambas produções.
 
Independente do apoio ou não à produção dos filmes, essa não será a primeira vez que a vida de Saint Laurent será exibida nas telas de cinema. Em 2010, Pierre Thoretton dirigiu O Louco Amor de Yves Saint Laurent, que conta sobre a carreira e vida do estilista após sua morte e tem como ponto de partida um leilão de obras de arte que ele mantinha com Bergé. Veja o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário