AdSense

14 de março de 2013

Arte e Moda Unidas no Sesc Belenzinho



As instalações The Big Picture e Graficouture; Cecilia Dean, Lilian Pacce, David Colman, Ryan McNamara e Maurício Ianês debateram a sinergia entre artistas e estilistas


O encontro da Arte e da Moda é o tema do Moda com Arte e é o que esse blog procura explorar por acreditar que dessa parceria o resultado será sempre rico para a Cultura. E eis que surge, para nossa alegria, o Move!, um evento gratuito e interativo que acontece até o próximo dia 19 no Sesc Belenzinho, em São Paulo. 

Em sua segunda edição e com curadoria de Cecilia Dean, co-fundadora da revista Visionaire, e David Colman, jornalista de moda e arte, o Move! tem como proposta a parceria entre artistas e estilistas em cada instalação de arte e performance. E o principal: que em todas elas o público possa interagir. "Isso era um dos pontos fundamentais que eu e o David [Colman] exigíamos quando montamos a primeira edição no PS1, em Nova York. Tínhamos um espaço enorme, pouca verba e pouco tempo para realizar. Mas conseguimos transformar algo que tinha tudo para dar errado em algo positivo", contou Cecilia durante a palestra Sinergia Criativa: Artistas e Estilistas Criando Juntos, que faz parte da programação do Move!.

Enquanto em Nova York o Move! durou apenas um fim de semana e contou com a participação de 12 artistas e estilistas, em São Paulo são 17 colaboradores e 10 dias de evento. "As instalações aqui são bem mais divertidas que as de Nova York, além de termos muito mais adesão do público", afirmou Colman. 

Flashes, roupas e muita diversão
Aqui no Brasil são oito instalações artísticas, como a Graficouture, uma colaboração entre o estilista Pedro Lourenço e o coletivo de artistas Banzai Studio que grafitam metros e metros de tecido branco no pátio do Sesc Belenzinho, aos olhos do público. Depois, as pessoas confeccionam peças desenhadas por Lourenço utilizando como matéria-prima o tecido grafitado.

Já o estilista Dudu Bertholini e o artista Ricardo de Castro tomaram a praça central do Sesc Belenzinho com The Big Picture, onde o público veste túnicas coloridas e cola adesivos da mesma cor da túnica numa plataforma de madeira. O objetivo é mostrar a transformação do espaço a partir da interferência de cada pessoa, que deixa sua marca, mesmo que pequena, no espaço.

Um tanto quanto inusitada é Splash, colaboração entre a estilista Cynthia Rowley e o artista Olaf Breuning. Nela, o visitante veste peças criadas por Cynthia e toma um banho de tinta, tudo registrado por um fotógrafo. O resultado são roupas estampadas que retratam o processo criativo.

E que tal virar estampa de tecido? Em Pose, resultado da parceria entre os estilistas Diane von Furstenberg e Oskar Metsavaht junto com o artista Ryan McNamura, o público é convidado a vestir roupas previamente selecionadas pelos estilistas e a fazerem poses precisas, dirigidas por McNamura. As imagens são inseridas em uma trama de estampas que ao longo da mostra e da participação do público, aumenta mais e mais.

Mas se o seu sonho era seguir os passos de Gisele Bündchen, mas a natureza não colaborou, não deixe de participar de Looks. A instalação  e é resultado da parceria entre o estilista Marc Jacobs e Rob Pruitt e assim como Splash, foi trazida de Nova York. Nela, o público é convidado a percorrer por uma passarela verde e ao se dirigir para uma sala adjacente, pode se ver desfilando em um desfile de Marc Jacobs.

Agora se você deseja ter uma peça feita ao vivo por Alexandre Herchcovitch sem gastar um Real, participe de Ligatura. Enquanto o estilista desenha, corta e costura peças aos olhos do público, o artista Maurício Ianês fica em pé, vestindo as peças criadas por Herchcovitch e convida o público a trocar uma peça que esteja vestindo com uma peça que ele esteja vestindo. "O Herchcovitch ficou surpreso em ver que uma calça costurada por ele foi trocada por elásticos de cabelo!", disse Ianês.

Assim como Ligatura, a performance Kalos acontece com hora marcada, diferente das demais instalações que são constantes. Na piscina do Sesc Belenzinho, o artista Vik Muniz e o estilista Francisco Costa exibem a coreografia executada ao vivo por dançarinos na água. os movimentos são projetados num telão, formando um caleidoscópio de movimento, cor e forma.

Por fim, a intrigante instalação Pé de Jeans exige que o público ande pela cidade atento às árvores, à procura de pares de jeans. Loucura? Não. A Ellus e o artista Peter Coffin vestiram árvores de São Paulo com jeans feitos especialmente para elas. Foram selecionadas árvores cujos troncos parecessem pernas e tronco humano de ponta-cabeça. Para quem quiser ver de perto as árvores vestidas, a dica é caminhar nas proximidades do Sesc Belenzinho, Rua Oscar Freire e Avenida Sumaré.

Além dessas instalações, o Move! também teve a palestra A Arte Como Inspiração na Moda, que teve participação de Pamela Golbin, Cynthia Rowley, Dudu Bertholini e Ricardo de Castro, com mediação de Lilian Pacce. 

Serviço
Move!
Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1000 | São Paulo
Terça a sexta-feira, das 11h às 21h30; sábado e domingo, das 11h às 20h
Até 19 de março
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário