AdSense

15 de março de 2013

Cresce a Parceria Entre Artistas e Estilistas

 Da esquerda para direita: Dudu Bertholini, Ricardo de Castro, Lilian Pacce, Pamela Golbin e Cynthia Rowley reuniram-se para debater a relação entre moda e arte


A relação  entre as vertentes da Cultura, como Artes Plásticas, Cinema e Dança, com a Moda e o trabalho colaborativo entre elas foi o tema discutido no painel A Arte Como Inspiração na Moda, que aconteceu durante durante o Move!, no Sesc Belenzinho, em São Paulo.

Arte e Moda Unidas no Sesc Belenzinho

Curadora há 20 anos do Musée de la Mode et du Textile no Louvre, Pamela Golbin é a responsável pela organização das exposições no Louvre das criações de importantes estilistas, como Balenciaga, Valentino e Louis Vuitton/Marc Jacobs. "Assim como a arte, moda hoje é comercial e isso não é problema. Mas diferente da arte, a moda é mais acessível", disse Pamela.

Essa parceria entre arte e moda não é atual. A curadora lembrou que desde os anos 30 existe essa parceria entre estilista e artista, como a que aconteceu com Salvador Dali e Elsa Schiaparelli com o icônico Vestido Lagosta. Mas diferente do que acontecia no passado, cujas parcerias tinham como foco a arte puramente, hoje essas colaborações visam lucros e exposição das marcas, respaldadas pelas corporações bilionárias. "Quando [Marc] Jacobs passa a convidar artistas para parcerias com a Louis Vuitton, essa inserção é orgânica, pois já existia no DNA da marca essa aproximação com a arte. Mas sabemos que a marca ganha publicidade e a arte ganha recursos para voar alto", explicou Pamela. 

"Os dois lados ganham status: a moda e a arte. Todos se beneficiam e se democratizam. É bem capaz que quem conhecia a Louis Vuitton não conhecia a Yayoi Kusama, mas com essa parceria passou a conhecê-la. Assim como quem a conhecia não imaginava que ela fosse pintar o mundo com bolas!", opinou Dudu Bertholini, estilista da Neon, que participa do Move! com a instalação The Big Picture em parceria com o artista Ricardo de Castro.

Louis Vuitton Recebe Peças de Yayoi Kusama

A estilista Cynthia Rowley - que também participa do evento com a instalação Splash em parceria com Olaf Breuning - lembrou que há um tempo essa parceria não existia. "Há 10 anos, as marcas ou as redes varejistas queriam contratar estilistas para alavancar suas empresas. E hoje elas querem contratar artistas para fazer isso. Talvez vire um status quo no mundo da arte tornar-se comercial", analisou Cynthia.

Serviço
Move!
Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1000 | São Paulo
De terça a sexta-feira, das 11h às 21h30; sábado e domingo, das 11h às 20h
Até 19 de março de 2013
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário