AdSense

9 de março de 2013

Estilista Explica Significados dos Quimonos



 Quimonos de noiva, noivo e para cerimônia religiosa de casamento


Na última quinta-feira, dia 7, a Fundação Japão realizou no Masp o evento Kimono Design: Releitura e Criação de Sueko Oshimotono qual a estilista e figurinista japonesa Sueko Oshimoto exibiu para o público alguns quimonos por ela criados e explicou os significados dos detalhes dessa vestimenta que faz parte dos elementos que compõem a cultura japonesa.

Após o desfile de quimonos para diferentes ocasiões, Sueko mostrou como vestir um quimono feminino para uma mulher solteira. Sim, porque há diferenças entre quimonos para solteiras e casadas. As mangas do quimono usado pelas solteiras, por exemplo, são longas, enquanto as mangas do quimono usado por uma mulher casada é curto. Já a manga média é usada por formandas.

Os quimonos lisos, sem estampas, costumam levar o brasão da família em até cinco lugares: um em cada manda e três nas costas, na linha dos ombros. Assim como na cultura ocidental, o quimono todo preto significa luto. Nesse traje fúnebre, apenas as meias são brancas e o cabelo é penteado de forma pouco chamativa e a maquiagem é discreta. 

Aliás, um ponto que Sueko chamou a atenção foi na maneira como se fecha o quimono. O correto é que o lado esquerdo sempre fique para frente, pois do contrário só é usado para vestir pessoas mortas. "Eu moro em Hollywood e sempre alugam roupas no meu atelier para gravação de filmes. E passei a reparar que na hora de vestir, deixavam o lado direito na frente! Então passei a avisar que o correto é deixar o lado esquerdo, a não ser que o quimono seja usado por uma pessoa morta", explicou Sueko na palestra.

Considerado uma herança de família, um quimono pode ser usado por muitas gerações. Com 12 metros de comprimento e 36 centímetros de largura, o quimono é uma peça versátil facilmente adaptado a diferentes biotipos. "Com um quimono e dois obis [aquela faixa na cintura] você tem muitas possibilidades para se vestir", disse Sueko.




As releituras de Sueko para os tradicionais quimonos coloridos e formais


O quimono estampado, mas que possui o fundo preto é considerado um traje formal, usado por mulheres casadas. Diferente do ocidente em que usar preto no altar de um casamento não é de bom tom, esse traje é comumente usado pelas mães dos noivos e/ou pelas madrinhas. Mas o quimono com fundo branco, dourado ou prateado é tão formal quanto o quimono preto. A diferença é que ele recebe cinco brasões da família e também pode ser usado em casamentos ou outras cerimônias formais.

Uma outra informação que se pode obter de um quimono é a faixa etária da mulher que o veste. Quanto mais próximos da cintura estiverem os desenhos do quimono, mais jovem é a mulher. E conforme a mulher for envelhecendo, os desenhos ficam mais próximos da barra do quimono e longe da cintura. 

Traje masculino
Os homens também vestem quimonos, mas no caso deles, não há distinção entre as vestimentas usadas por um solteiro e um casado, como ocorre com as mulheres. No traje masculino, quando há presença dos cinco brasões da família significa que o quimono é formal. A calça-saia é uma característica do quimono masculino que surgiu na época dos feudos, pois era mais confortável para os homens cavalgarem.

E também é comum tanto os homens quanto as mulheres, em ocasiões formais, usarem leque fechado na mão direita, pois é uma forma de demonstrar respeito ao anfitrião da festa. Nesse caso, o leque nunca deve ser aberto. 

Noivas
O leque também representa boa sorte e abre os caminhos de quem o usa. Por isso, é um acessório que faz parte do traje das noivas. Elas o usam fechado sob o obi.

Outro ponto divergente entre ocidente e oriente na tradição do se vestir é em relação às cores usadas pelas noivas. Além do branco, é comum as japonesas usarem quimono vermelho. Mas durante a cerimônia religiosa a noiva veste um manto branco por cima do quimono e ao chegar na festa, o substitui por um manto colorido.

Gueixas
Nós, ocidentais, costumamos associar o uso do quimono às gueixas e aos samurais. Apesar de Sueko não ter mencionado os antigos guerreiros japoneses durante sua palestra, ela comentou sobre as peculiaridades do traje das gueixas.

Diferente de todos os demais quimonos, aqueles destinados às gueixas têm que ter as barras arrastando no chão. Já o obi da aprendiz de gueixa - geralmente meninas com menos de 20 anos de idade -, tem uma espécie de calda nas costas que vai até o chão e possui o brasão da agência que pertence bordado na ponta. Já o obi da gueixa é mais curto nas costas e não possui esse brasão bordado.

Só por curiosidade, a aprendiz de gueixa usa batom apenas no lábio inferior da boca, além de um penduricalho na cabeça. As gueixas, por usa vez, usam batom nos dois lábios da boca e usam apenas enfeites nos cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário