AdSense

16 de março de 2013

Confira a Programação da 7ª Edição do Circuito de Moda e Arte

Fotografia, intervenções, filmes e muito debates compõem a programação do evento


Em véspera do São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece entre os dias 18 e 22 deste mês, a Galeria Central realiza a 7ª edição do Circuito Moda e Arte. Já que o acesso aos desfiles do SPFW são restritos à imprensa e convidados, essa é uma oportunidade gratuita para que o público possa ver e pensar moda a partir de diversos suportes e em vários pontos da cidade de São Paulo, como Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – SP), Condomínio Conjunto Nacional, Biblioteca Alceu Amoroso Lima e Biblioteca Roberto Santos.

Idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman, o Circuito de Moda e Arte tem uma extensa programação e por essa razão, o Moda com Arte vai destrinchá-lo para você não perder nada. Além deste “resumão”, o Moda com Arte publicará ao longo do evento críticas e mais detalhes sobre cada intervenção, filme e debate.

CCBB-SP
Com o apoio da SPFW e Editora Senac, o CCBB-SP recebe duas exposições e um ciclo de debates. A exposição Início, com trabalhos inéditos do artista e estilista João Pimenta, põe em questão as alterações que ocorrem na moda contemporânea. Já em Alfaiataria – Arte, Manufatura e Indústria conta-se a história do vestuário brasileiro com ênfase na alfaiataria.

Os debates colocam em discussão as relações e interações entre a moda e as instituições culturais, bem como as conexões entre a moda e a arte. E o primeiro debate, Cultura de Moda no Brasil, acontece hoje, às 16h, com participação de Maria Cláudia Bonadio, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora e vice-presidente do Colóquio de Moda. Para participar, basta chegar com um hora de antecedência para retirar sua senha.

Amanhã tem outro debate, Arquiteturas Corporais – a imagem do corpo na arte, às 16h, com Cecira Armitano, curadora e crítica de arte. E no próximo dia 30, também às 16h, acontece o último debate, João Pimenta por João Pimenta, no qual o estilista a artista comenta sobre sua intervenção Início e faz uma visita guiada por ela.

Biblioteca de Cinema Roberto Santos
No dia 22 de março, às 20h30, haverá o debate Moda e Cinema, no qual Luciano Ramos, crítico de cinema, docente da Faap e apresentador da Rádio USP, e Fernando Zelman, curador e produtor cultural, discutirão a importância do figurino na construção da narrativa de um filme.

Além disso, até o próximo dia 24, filmes indicados por grandes nomes da cultura e da moda, serão exibidos gratuitamente na Biblioteca de Cinema Roberto Santos. A proposta é revelar por meio do olhar de cada “curador” a sinergia entre a sétima arte e o universo da moda.

Os filmes a serem exibidos são:
Dia 17 - às 16h, Aldeia da roupa branca (1939); às 18h, A Época da Inocência (1993)
Dia 22 – às 19h, Quadrophenia (1979)

Biblioteca de Poesia Alceu Amoroso Lima
O projeto Roupa de Domingo nasceu com a proposta de promover o encontro entre a as artes visuais e a moda, a partir da poética do tema Roupa de Domingo e apresenta obras em diversos suportes, técnicas, materiais e dimensões.

Para a 10ª edição, o curador Matheus Chiaratti e o Coletivo Companhia Rapadura conceberam obras a partir da fotografia. São 12 jovens fotógrafos, com idades entre 23 e 31 anos, que longe das regras da fotografia tradicional, apresentam uma união de gêneros fotográficos, como o documental, o conceitual, o cotidiano, o urbano e o íntimo.

E no dia 23, das 11h às 17h, acontece o workshop Singer Retrô Jeans, no qual a biblioteca se transformará em um ateliê de moda equipada com máquinas de costura Singer e aviamentos. O estilista, figurinista e produtor cultural Eurico Rocha orientará cada participante da oficina a customizar e reconstruir o seu jeans. Para participar basta levar uma de jeans.

No mesmo dia, a partir das 17h, acontece o debate Livros de Moda entre Maria Cláudia Bonadio e Denise Pollini, docente da Faap e diretora do departamento educativo do Museu de Arte Brasileira (MAB), o qual irá abordar publicações nacionais de relevância sobre história da moda, processo criativo e comportamento.

Condomínio Conjunto Nacional
A Editora Senac instala, a partir do dia 18, o Ponto de Leitura no vão livre do Conjunto Nacional. Lá, os visitantes poderão manusear livremente livros sobre cultura de moda publicados pela editora.

Rodas de conversa também fazem parte da programação do espaço, sendo uma sobre Economia Criativa na Moda, e outra sobre Direito e Avesso da Moda / Fashion Law, em parceria com a OAB-SP com participação de Dra. Valquíria Saboia, Dr. João Ibaixe Jr., Dr. Juca Novaes e Fernando Zelman. O encontro será no dia 26 de março, às 19h.

Serviço
Biblioteca de Cinema Roberto Santos
Rua Cisplatina, 505 - Ipiranga | São Paulo
Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 9h às 16h
Até 24 de março
Gratuito

Biblioteca de Poesia Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777 – Jardim América | São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 9h às 16h
Até 6 de abril
Gratuito

CCBB-SP
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro | São Paulo
Terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Até 5 de abril
Gratuito

Condomínio Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – Cerqueira César | São Paulo
Dias 18 e 19 de março, das 11h às 20h; debate dia 26 de março, às 19h
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário