AdSense

21 de março de 2013

Fadistas Renovam Tradição Por Meio das Roupas



Trajes usados por fadistas contemporâneas e criadas por estilistas portugueses atuais


O fado, estilo musical tradicional português, tem como imagem a fadista envergando o xale preto e interpretando com expressividade as canções melodiosas. Mas cada vez mais as fadistas deixam de lado seus xales pesados e optam por vestidos mais leves e coloridos, rejuvenescendo mais suas imagens. E quem tiver a oportunidade de ir para Lisboa até 31 de março poderá ver essa mudança na exposição Com esta voz me visto - O Fado e a Moda, no Museu do Design e da Moda (Mude).

Esta exposição centra-se no universo musical e literário do fado, olhando-o pela perspectiva da moda e a importante contribuição desta última para a criação da imagem das novas fadistas. O objetivo é destacar a diversidade de estilos das diferentes fadistas e cantoras de fado e evidenciar as peças e os estilistas que criam as peças que permitem a renovação dessa tradição. 

Os estilistas que têm suas criações expostas são: Anna Maravilhas, Ilda Aleixo, Tiago Cardoso, Lidija Kolovrat, Carlos Gil, Tó Figueiras, José António Tenente, Nuno Baltazar, Filipe Faísca e Ricardo Preto.

A exposição tem a co-produção com o Museu do Fado e acontece simultaneamente nos dois museus. Um dos focos é exibir as peças usadas pelas fadistas atuais e mostrar a riqueza da diversidade entre elas, que são Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares, Mariza, Mafalda Arnauth, Kátia Guerreiro e Mísia. A outra parte da exposição mostra a evolução histórica da roupa do fado e tem como referência a fadista Amália Rodrigues.

Serviço 
Com esta voz me visto - O Fado e a Moda
Mude
Rua Augusta, 24 | Lisboa, Portugal
Até 31 de março de 2013
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário