AdSense

22 de março de 2013

Estreia Documentário que Discute Falta de Censo Antropométrico


A falta de um levantamento antropométrico do brasileiro afeta diretamente o mercado da moda, pois não sabemos as medidas dos nossos corpos



Para se comprar roupas no Brasil é preciso experimentar, sempre. A não ser que você queira ter uma surpresa desagradável quando chegar em casa e perceber que a calça não passa da altura dos joelhos ou que a camisa parece ser dois números maiores, mesmo constando na etiqueta que a medida é igual a daquela outra camisa que veste super bem em você.

É sobre essa situação que trata o documentário Fora do Figurino – Medidas do jeitinho brasileiro, que estreia hoje nas salas do Espaço Itaú de Cinema de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Dirigido por Paulo Pélico com produção da Casa Jabuticaba, o documentário demorou quatro anos para ser rodado no Brasil e nos Estados Unidos e reúne depoimentos de pessoas com dificuldades para encontrar produtos nacionais adequados com sua numeração, inclusive as apresentadoras Ana Maria Braga e Adriane Galisteu, e a atriz Beatriz Segall.

O ponto de partida do Fora do Figurino é a questão do levantamento antropométrico, estudo científico realizado periodicamente nos países desenvolvidos para manter atualizado um banco de dados sobre as medidas corpóreas da sua população. No Brasil tal estudo jamais foi realizado, mesmo possuindo um grande mercado exportador de moda.

O País adota tabelas de medidas estrangeiras para produzir não apenas roupas como também, qualquer produto, como móveis, máquinas, louças sanitárias. A consequência, além do desconforto do uso, pode gerar problemas de saúde pública além de prejudicar diretamente a economia.

Assista o trailer do documentário:


Ficha Técnica:
Roteiro e direção: Paulo Pélico
Câmera e direção de fotografia: Fernanda Riscali
Direção de produção: Juliana Munhoz Grangieri, Maria Laura César
Direção musical: Tunica
Música original: Amanheceu, de Itamar Vidal
Edição: Luiz Fernando Castiglioni, Bruno Lasevicius
Edição de som: Mirian Biderman
Produção: Casa Jabuticaba
Distribuição: Raiz Filmes

Serviço
Espaço Itaú de Cinema Brasília
Shopping Casa Park
ST SGCV, s/n - Lote 22 - Guará | Brasília
Horários de exibição: 16h30 e 19h30

Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, 316 - Botafogo | Rio de Janeiro
Horário de exibição: 20h10

Espaço Itaú de Cinema São Paulo | Frei Caneca
Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - Consolação | São Paulo
Horários de exibição: 16h e 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário